Pesquisar neste blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Antropologia

Gostaria de indicar esse livro para quem tem o desejo de fazer missões.

Resenha do livro Costumes e Culturas
Autor: Barbara Burns

Neste livro podemos extrair muitos aprendizados e orientações importantíssimas para o trabalho missionários.

É possível observar as diversas culturas do mundo e que cada povo tem sua própria ideia a respeito de m assunto qualquer. Cada povo usa seus costumes ou culturas e considera-a como sendo universal e a única correta. Quando viajamos para uma outra cultura certamente teremos choque de realidade, pois o que para nós era importante, naquele pais não é importante ou eles nem conhecem.
Alguns missionários deixaram os chineses escandalizados, porque eles chegaram à igreja e como de costume deles dobraram os joelhos de frente para a cadeira e ficaram um tempo e os chineses pensaram que eles estavam adorando a cadeira. Os chineses não tem este costume e por isso que de suma importância conhecer a cultura local para não trazer escanda-los.
Diante disso, podemos afirmar que é muito importante estudarmos Antropologia, porque estuda o ser humano, ou mais especificamente a ciência da cultura humana ou como Kroeber a define, é a “ciência dos grupos humanos” Seu comportamento e suas produções.

Existem três perguntas que precisamos buscar respostas:

1 – Quais as funções dos vários aspectos de uma cultura, isso é: comida, abrigo, transporte, organização da família, crenças religiosas, línguas, valores, etc.?

2 – O que faz um membro de uma sociedade agir como age? Em outras palavras, por que todas não agem da mesma maneira? Quais são as normas que determinam  conduta dos membros de uma sociedade?

3 – Quais os fatores que determinam a conservação de certos aspectos culturais e a substituição de outros com o decorrer do tempo?
A cultura podemos definir como o conjunto de  comportamentos e ideias características de um povo que se transmite de uma geração a outra e que resulta da socialização e a culturação verificadas no decorrer de sua historia.
Existem três grupos de raças humanas:  

1 – Negróide, 2 – mongoloide, 3 – Caucasóide...

Vale apena ler!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário