segunda-feira, 15 de maio de 2017

PIB de Macaé - Pregação

No dia 22/05/2017, uma noite especial onde Deus nos concedeu o privilégio de falar de Jesus como o nosso maior "modelo".
A Deus seja dada todo glória para sempre!


001
02.05.2017
O. G.: DOUTRINÁRIO
Evangelístico/doutrinário/ético/consagração/devocional/pastoral
Texto Bíblico: João 13.13-15
Tema: Jesus o nosso maior modelo...
I.C.T.: o texto diz que mesmo Jesus sendo Senhor, lavou os pés dos seus discípulos.
O.E.: que meus ouvintes possam seguir o exemplo de Jesus, em sua vida cristã.
Local: PIB Sua Cidade RJ

INTRODUÇÃO
- No texto que lemos era antes da festa da páscoa e Jesus sabia que seria traído e entregue a morte para cumprimento da vontade de Deus. Ele se reuniu com seus discípulos para ultima ceia e ao terminar a ceia Ele se levantou e pegando uma toalha e uma bacia com água, começa a lavar os pés dos seus discípulos. Eles não entenderam naquele momento, mas ficou claro para eles o exemplo de humildade para que eles pudessem fazer o mesmo uns para com os outros.
Ilustração
- Outro dia, estava explicando a história de Davi e Golias para meu filho Lucas que hoje tem 10 anos, ele olhou para mim sério e disse pai, um dia quero pregar na igreja igual a você. Fiquei sem palavras. Esse é nosso desafio, assim como Jesus sermos exemplo ou modelo para alguém.
“Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores”.1 Coríntios 4:16

F.T. – O maior modelo é aquele que...
1) ... mesmo sendo Senhor também é Submisso.
- Quando ouvimos sobre submissão, percebemos o quanto precisamos aprender com Jesus. Pois hoje tem faltado submissão na igreja, na profissão, aos pais...  Mas Jesus “...humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz”! Filipenses 2:8 NVI
 Ilustração
- A falta de submissão, por exemplo, levou Judas trair seu Senhor por 30 moedas de prata.
Aplicação
- Que possamos ser submissos a Deus como Jesus. Pois assim refletiremos o seu exemplo como servo.

F.T. – O maior modelo é aquele que...
2) ... mesmo sendo Senhor também é Fiel.
- O medo tentou impedi-lo de prosseguir para cumprir sua missão, mesmo angustiado até a morte Ele disse: "Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade”. Mateus 26:42 NVI
Ilustração
- O profeta Jonas, por exemplo, por ser infiel a Deus foi jogado no mar, engolido pelo grande peixe e pregou a mensagem de Deus contra sua vontade.
Aplicação
- Diante disto, mesmo nas dificuldades, ou medo, ou até mesmo que não seja da nossa vontade, que possamos seguir o exemplo de Jesus e sermos fiéis a Deus em sua soberania.

F.T. – O maior modelo é aquele que...
3) ... mesmo sendo Senhor sacrificou-se em nosso lugar.
- Para remissão dos pecados de todos nós Ele tinha que derramar o seu sangue na cruz. Como ovelha Ele foi levado ao matadouro, não abriu a sua boca, mas aceitou ser ferido por Deus para nos livrar da morte eterna. Ele disse: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”. João 10:11
Ilustração
- Existem aqueles que dizem serem pastores, mas não choram pelas ovelhas, não oram por elas, não se compadece delas... Mas o bom pastor é como uma semente que ao cair no solo, morre e dar muitos frutos.
Aplicação
- Que possamos assim como Jesus, pegar a nossa cruz, negar a nós mesmos e cumprir a nossa jornada seguindo seus passos.
           
CONCLUSÃO
- Esta narrativa de João, mostra o quanto os gestos de Jesus o marcaram naquela noite de ceia. Vendo o mestre pegar água, toalha e lavando os seus pés e dos demais discípulos...! Assim todos nós possamos ser impactados com esta palavra que tem o mesmo peso do dia em João presenciou. Devemos seguir a humildade do Deus – homem, e sendo homem lavou os pés dos seus servos, para que todos nós possamos seguir o modelo.

APELO (convite, desafio e aplicação final)
- Te convida para um grande desafio! Vamos segui os passos do nosso Senhor Jesus com humildade, amor, submissão, fidelidade e sacrifício. Que Deus nos 

Pr. Valdeni M. Cecilio

Nenhum comentário:

Postar um comentário