sábado, 15 de julho de 2017

O que quer dizer o verbo em João 1?


Em resposta a pergunta de um irmão, gostaria de deixar aqui uma pequena resposta para a pergunta.

Texto: João 1.1-14

Ideia central do texto: O texto fala sobre o verbo que era Deus e se fez carne para salvar o homem.

Explicação: No contexto, o apóstolo João tem o propósito de apresentar o Jesus que antes de ser homem, Ele sempre existiu na eternidade... Pois no princípio Jesus era o verbo e diz que o verbo era Deus e que tudo foi feito por Ele. Continua dizendo que esse verbo é a luz do mundo e que Ele se fez carne e habitou entre nós. A intenção do apóstolo é apresentar Jesus como Deus que fez todas as coisas e que tem poder para transformar e salvar vidas. Ele diz também que todos que creem Nele “receberão o direito” de serem filhos de Deus!

Poque o Verbo (Jesus) se fez carne?

1) ... Para trazer luz que resplandece nas trevas v.5.

“...O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a estes a Luz raiou.
Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”. Mateus 4:15-17 AEC (Almeida Edição Contemporânea)

Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo”. 2 Co 4.6

Exemplo: Em Lc 8.26... Fala que Jesus foi ao encontro de um homem que vivia atormentado por espíritos malignos, sua vida era de densas trevas e ninguém podia se aproximar dele... Mas quando Jesus chegou naquele lugar, ordenou que os espíritos saíssem daquele homem. 

2) ... Para nos tornar filhos v.12.

- Em Romanos 11 Paulo vai falar sobre os ramos que foram enxertados na oliveira...
 - Em Romanos 8:14 – vai dizer que “os filhos são guiados pelo espirito de Deus”
“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor (atemorizado), mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!” Romanos 8:15

Exemplo: Interessante dizer que como filhos, temos direitos.
- Direito de entrar e sair de casa sem pedir permissão.
- Direito de participar da mesa
- Direito sobre a herança....
“e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo...”. Romanos 8:17

3) ... Para que pudéssemos nascer em Deus V.13.

- A única forma do homem se aproximar de Deus era nascendo de novo pelo sangue de Cristo Jesus.
“...se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. 2 Coríntios 5:17

Exemplo:  Em João 3 – Fala de um homem chamado Nicodemos, mestre da lei desejava ser salvo, mas não compreendia o que era nascer de Novo, e per isso disse: “como pode nascer sendo velho?”. Esse nascimento é espiritual, pois “o que era nascido da carne é carne, mas o que era nascido do Espirito é espirito” 

Conclusão:
- Esta narrativa de João, apresenta Jesus como o verbo de Deus que estava no princípio e que através Dele tudo foi feito. Com isso a intenção do apóstolo João é mostrar que Jesus encarnado era Deus. E quando veio ao mundo, trouxe o seu reino a todos nós para assim termos salvação mediante a fé. 

Autor: Pr. Valdeni




Nenhum comentário:

Postar um comentário